sexta-feira, 30 de março de 2012

Vice-ministro da Juventude termina visita ao Huambo


Huambo  – O vice-ministro da Juventude e Desportos para área da juventude, Job Castelo Capapinha, terminou hoje, quarta-feira, a sua visita de três dias ao Huambo, onde constatou o grau de execução das primeiras 100 residências sociais para os jovens.

Vice Ministro da Juventude e Desporto
de Angola Job Castelo Capapinha
Ao longo da visita, o vice-ministro deslocou-se à vila municipal do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, onde procedeu à entrega de material desportivo diverso a duas escolas do II ciclo.

Job Capapinha esteve também na localidade do Lossambo, dez quilómetros da cidade do Huambo, onde estão a ser erguidas as residências sociais da juventude, no âmbito do programa nacional “Angola-jovem”.

Nesta terça-feira, o vice-ministro reuniu-se com os jovens da província do Huambo para auscultar as preocupações destes e também incentiva-los a participarem activamente no processo de reconstrução e desenvolvimento do país, não descurando a aposta dos mesmos na formação profissional e académica.

Vice-ministro satisfeito com qualidade das habitações sociais

O vice-ministro para área da Juventude do Ministério da Juventude e Desportos, Job Castelo Capapinha, manifestou-se hoje, terça-feira, na cidade do Huambo, satisfeito com a qualidade das 100 primeiras habitações sociais dos jovens, o que vai dignificar os beneficiários e as suas famílias.
Job Castelo Capapinha 27-03-2012 | Fonte: Angop   
“Valeu apena o acompanhamento responsável criterioso do governo da província do Huambo, a qualidade das habitações sociais da juventude, fruto de uma visita do ministro da juventude e desportos, que permitiu fazer algumas ratificações no início das construções, as casas apresentam padrões exigidas pela nova geração”, realçou.

Esta posição do vice-ministro foi manifestada durante a sua visita de constatação do grau de execução das obras das casas sociais da juventude em curso na localidade de Lossambo, localizado nos arredores da cidade do Huambo.

Job Capapinha realçou que, as 100 habitações sociais da juventude do município do Huambo, cuja execução termina no princípio do mês de Junho e as do Bailundo que serão entregues no próximo mês de Abril, reúnem qualidade satisfatória, o ministério está em bom caminho, augurou que os reajustes das obras, não possam complicar a renda dos futuros beneficiários.
“Estamos conscientes que governo quer ajudar, porque a juventude ainda enfrenta fracas capacidades financeiras, mas a preocupação do executivo é criar oportunidades para a camada juvenil, desde a formação, emprego, por formas a permitir que eles possam ter acesso aos créditos para poderem pagar as suas habitações sociais”, sublinhou.

Casas da Juventude serão sorteadas na terça-feira

Dundo - Trinta e duas casas do bairro social da Juventude serão sorteadas, terça-feira, no município do Chitato, província da Lunda Norte, garantiu hoje, no Dundo, a directora da Juventude e Desportos, Elisa Solange de Almeida.

De acordo com a responsável, o acto do sorteio das residências do Bairro da Juventude terá lugar no Auditório da Escola Superior Pedagógica e será testemunhado pelo vice-governador para esfera social.

A directora disse que das noventa e duas casas previstas pelo projecto, trinta e duas serão sorteadas nesta primeira fase.

Quanto a aderência dos jovens ao projecto, a responsável enfatizou que 78 jovens inscreveram-se ao concurso das casas, dos quais 40 candidatos foram seleccionados para participar no sorteio da primeira fase do bairro social por apresentarem condições exigidas no decreto que regula o processo de venda das residências do programa do "bairro social da Juventude".

As casas de tipo T3 estão avaliadas em 40 mil dólares americanos e serão pagas entre 15 a 20 anos com prestação mensal de 25.000.00 kwanzas.