segunda-feira, 16 de abril de 2012

Milhares de cidadãos reunidos no Bailundo no Dia da Juventude

Huambo - Milhares de jovens da província do Huambo participaram neste sábado, no município do Bailundo, num acto político de massas alusivo ao 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana.
 
O acto foi orientado pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, contando com a presença de vários membros do Executivo angolano.
 
O rei do Bailundo entronizado na sexta-feira, Armindo Francisco Kalupeteka, e jovens idos dos variados municípios do Huambo estiveram também na cerimónia.
 
O vice-presidente da República declarou que este ano o Dia da Juventude Angolano é celebrado sob o lema “Juventude informada, futuro seguro” num amplo movimento de manifestação nacional para expressar que a paz vai continuar a ser defendida pelos jovens patriotas angolanos, amantes do progresso, do desenvolvimento, da harmonia social e da felicidade, ao mesmo tempo que a juventude se mobiliza para participar nas eleições gerais.
 
Fernando da Piedade falou da necessidade de continuar a promover o diálogo com a juventude, ouvir dos próprios os problemas que enfrentam e, em conjunto, equacionar as melhores vias para os resolver.
 
Na sua mensagem, o Conselho Nacional da Juventude congratula-se com os feitos do Executivo nestes 10 anos de paz, ao ter materializado várias acções de impacto social, visando a melhoria das qualidade de vida da população, em particular, da camada juvenil.

Angla festeja o Dia da Juventude angolana

Assinala-se hoje, 14 de Abril, o Dia da Juventude Angolana, em memória ao heróide guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda. O Comandante das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, FAPLA, foi morto em combate a 14 de Abril de 1968, no Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português.
 
Dada a sua combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional institui o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional.

Por ocasião da data, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, fez publicar, no ano transacto, uma Declaração em saudação ao dia, que celebra o entusiasmo, a dedicação e a coragem com que os jovens do país souberam erguer-se contra o poder colonial e conquistar a Independência Nacional". A propósito, salienta que "foi sempre graças ao espírito de sacrifício e de audácia da sua juventude que o Povo angolano soube resistir e vencer todas as vicissitudes e obstáculos, lançando as bases para a construção de uma Pátria livre, democrática e empenhada no progresso social e no desenvolvimento".

OMA saúda juventude angolana pelo 14 de Abril

O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) saudou, neste sábado, em Luanda, todos os jovens angolanos, de Cabinda ao Cunene e na diáspora, pela celebração do dia 14 de Abril, Dia da Juventude.

Segundo uma nota de imprensa daquela organização, chegada à Angop, refere que a JMPLA sempre desempenhou um grande papel na luta pela Independência Nacional, com uma força dinâmica que permitiu mobilizar milhares de jovens angolanos para o seu enquadramento na luta armada contra o colonialismo português.

"Durante a guerra de libertação Nacional, o Povo Angolano perdeu muitos dos seus melhores filhos, jovens dedicados à causa da libertação da sua Pátria", diz o documento.

Por este motivo, sublinha, a OMA realça o elevado sentido patriótico demonstrado pela juventude angolana, e que marcou de forma firme e determinada o processo da luta de libertação nacional, e que hoje se tem reflectido na sua grande capacidade de adaptação às novas exigências e desafios do país.