Luanda - Os ganhos em 10 anos de paz, bem como o programa do executivo para a inserção dos jovens na vida activa foram os temas do II encontro Nacional da Juventude, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Participantes ao encontro |
O fórum iniciou com a entoação da música de Rui Mingas "os meninos do Huambo", que exalta a união, o sonho pela liberdade e da valorização da bandeira nacional.
Mais de uma centena de pioneiros da OPA, irromperam sala adentro ovacionando balões, seguindo-se a entrada de meninas vestidas com trajes em representação das 18 províncias do país. "Lembinha" e "Sidónio" apresentaram humoristicamente os ganhos da paz, bem como o problema de acesso a habitação e ao primeiro emprego.
O ministro da Economia, Abraão Gourgel, dissertou o primeiro tema sobre os ganhos do país em 10 anos de paz, no final do qual respondeu as inquietações dos jovens maioritariamente sobre a questão da habitação, acesso ao emprego, formação académica e profissional, bem como a necessidade do executivo elaborar projectos para os jovens com a colaboração destes.
Os mais de 1500 jovens das 18 províncias do país solicitaram que fossem mais ouvidos pelo Estado angolano e que as suas preocupações fossem transmitidas ao Chefe de Estado por via do seu representante na actividade, o ministro Kussumua.
Apesar de enaltecerem o trabalho do executivo e o desenvolvimento que se regista no país, apontaram a necessidade de revisão do salário mínimo, do preço da habitação, melhoramento das condições de vida do cidadão, fundamentalmente da periferia, no que tange a luz e água, bem como o aumento de infra-estruturas para os diversos níveis de ensino.
Sem comentários:
Enviar um comentário