O encontro, que decorreu no Complexo Turístico Futungo II, foi organizado pelo Ministério da Juventude e Desportos em parceria com o Conselho Nacional da Juventude e congregou mais de 1500 jovens de todo o país. O reconhecimento do trabalho do Chefe de Executivo foi expresso na mensagem do presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Cláudio Aguiar.
O dirigente da instituição, que congrega todas as organizações partidárias, religiosas, académicas, profissionais e juvenis do país, disse que o CNJ reconhece que o Presidente da República é o Arquitecto da Paz. Enquanto Chefe do Executivo, disse, José Eduardo dos Santos é o timoneiro da construção e reconstrução do país. Em dez anos de paz, salientou, o país tem registado um crescimento sem precedentes.
“Em dez anos fomos capazes de sarar as feridas da guerra e ver Angola a transformar-se num gigante africano”, disse, acrescentando que a juventude agradece ao Presidente da República da Angola pelo seu empenho em prol do bem-estar dos angolanos, de Cabinda ao Cunene. Cláudio Aguiar disse que a juventude angolana está firme diante dos desafios do país.
“Queremos ser parte activa na construção de Angola”, disse, acrescentando que a juventude espera ser cada vez mais ouvida. O CNJ vai participar nas eleições com 100 observadores nacionais. A sessão de abertura do encontro, que decorreu sob o lema “Juventude informada, futuro seguro”, foi presidida pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, em representação do Presidente da República.O ministro louvou a iniciativa e disse que o espaço permite a reflexão das expectativas e da missão da juventude na defesa dos interesses da Nação, na preservação da soberania e independência nacional. João Baptista Kussumua lembrou aos jovens que a defesa dos interesses do país deve ser uma preocupação constante e merecer a participação de todos os angolanos.
“A paz e a reconciliação nacional são factores imprescindíveis para a concretização das nossas expectativas”, disse. O ministro sublinhou que o ambiente de estabilidade que o país vive está a permitir maior desenvolvimento económico e social e a facilitar o normal exercício da cidadania pelo povo angolano. Nas realizações do Executivo, disse, a juventude é chamada a participar nas decisões estratégicas do país. “O Executivo sempre reconheceu e respeitou a importância dos jovens como defensores de princípios e valores”.
O encontro promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos foi precedido de reuniões municipais e provinciais, que decorreram em todo o país de Junho a 4 de Agosto. O vice-ministro da Juventude e Desportos, Job Capapinha, é o coordenador do projecto. Na sessão de abertura informou que os dados recolhidos durante o ciclo de encontros vai permitir melhorar a formulação e implementação de políticas para a juventude.
Os jovens, disse, assumiram o compromisso de que no dia 31 de Agosto as eleições vão decorrer num ambiente pacífico. O vice-ministro informou que o seu ministério está a concluir encontros bilaterais com os diferentes departamentos no âmbito do Plano Executivo de apoio à juventude.
Sem comentários:
Enviar um comentário