Em declarações sexta-feira à Angop na final da Taça de Angola conquistada pelo Interclube (vitória sobre o 1º de Agosto por 5-3 aos penaltes), disse que a presença regular do mandatário da nação nos recintos desportivos demonstra a sua preocupação e carinho para com a juventude.
Referiu que os resultados obtidos desde 1975 colocam Angola entre os melhores do continente africano nalgumas modalidades, numa altura em que a orientação do Chefe de Estado aponta para investimentos no capítulo das infra-estruturas, designadamente a construção de uma vila olímpica e centro de treinamento e alto rendimento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibdjiCtv1zfCeYoEpBSXxl1ZtsTWEz2dZT-aQ-CNl5TTJ2D4Y2svuc0RRCzElGsl0bCmcBxn3H-EhHk2LtyGsFFJSTWevJ4lwQ48i3AOUtqZKVkvre8vHHLGdcua2-o4k1ZQ4VZOKvFkE/s1600/Gon%25C3%25A7alves+Muandumba+1.jpg)
"A contribuição do desporto nos 36 anos da nossa independência é reconhecida e marcante - sobre isso não há dúvidas nenhuma. Não vale apenas citar as modalidades, mas basta ver o movimento que é cada vez maior no desporto federado, de formação e de lazer", frisou.
O responsável voltou a citar a preponderância do Presidente da República nas questões da juventude e desportivas, considerando-o como "um dos grandes apoiantes" do Governo para o desporto.
Acrescentou que o facto de ter sido praticante e pela presença tradicional na final da Taça de Angola e noutros eventos demonstra isso mesmo.
Entre os feitos do desporto nacional 36 anos depois da proclamação da independência destaque para os 10 títulos continentais do andebol sénior feminino e basquetebol sénior masculino e a conquista do campeonato africano de futebol em sub-20.
Ainda as triplas medalhas de ouro do desporto adaptado e respectivos recordes nos jogos paralímpicos, e mais recentemente as duas medalhas de ouro da canoagem nos Jogos Africanos e a conquista do Afrobasket pela selecção sénior feminina.
Em termos de infra-estruturas destaque para a construção de pavilhões multiuso nas províncias do Huambo, Benguela, Cabinda e Huíla e de quatro estádios de futebol em Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla.
Em termos de grandes realizações, Angola organizou já edições de Afrobasket, CAN de andebol e futebol. O próximo desafio será o campeonato do mundo de hóquei em patins em 2013, o primeiro a realizar-se no continente africano.
Sem comentários:
Enviar um comentário