sexta-feira, 16 de março de 2012

Ministro da Juventude e Desportos aponta novos desafios do sector

O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, apontou hoje, terça-feira, em Ondjiva, província do Cunene, os novos desafios do sector que dirige, no concernente a melhoria e incremento de projectos socioeconómico de apoio a juventude angolana.
 
O dirigente falava no acto de abertura do VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), que decorre desde hoje na cidade de Ondjiva.
 
Referiu que uma nova dinâmica se espera no ministério, com a criação do Instituto Nacional da Juventude, cuja missão é de reportar os avanços e as conquistas das políticas do sector.
 Referiu que na visão prática, pretende-se ser operacional e tornar mais eficientes os projectos e os trabalhos já iniciados, no quadro do Programa "Angola Jovem" e outros que serão planificados.
  
A par do Instituto Nacional criou-se uma Comissão executiva, que vai servir de ponte entre o ministério e as associações juvenis e outros parceiros, de maneira a permitir optimizar as políticas de desenvolvimento da juventude, sublinhou.
  
Acrescentou que este novo dinamismo representa, por um lado o trabalho e a vontade do Executivo angolano em prol do bem-estar da juventude.
 
"Sobre os programas que já temos vindo a implementar vamos continuar, com destaque para construção de casa da juventude, bairro social da juventude, centros comunitários e outros como a concessão de pequenos créditos para pequenos negócios", frisou.
  
A abertura do certame foi ainda testemunhado pelo governador do Cunene, António Didalelwa e conta com a presença dos membros do Conselho de direcção do Minjud, directores províncias, presidente das associações desportivas e convidados.
 
Em análises estão temas como a análise as actividades desenvolvidas no período 2009/2012, bem como uma reflexão da estrutura orgânica e funcional das diferentes áreas do ministério.
 
Durante o encontro, os participantes serão ainda informados sobre as comemorações do 14 de Abril, Dia Nacional da Juventude, políticas de promoção de encontros informais com líderes da juventude, criação do instituto de medicina desportiva e da galeria do desporto, estatuto orgânico do ministério e o programa de investimentos públicos para o ano 2012.
 
O conselho abordará igualmente "o desenvolvimento das infra-estruturas para o sector", "importância da estatística na elaboração e avaliação dos programas e projectos" e o seminário sobre" as médias, pequenas e micro empresas", bem como a aplicação prática da Lei do Mecenato nos projectos da juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário