terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Plano Estratégico apoiado por Angola


O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) de Angola impulsionou, durante a presidência do Fórum da Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (FJ-CPLP), a estruturação do Plano Estratégico para a Juventude da CPLP, disse em Lisboa o seu presidente, Cláudio Aguiar.

Ao discursar como um dos oradores no encerramento da conferência “Jovens da CPLP”, Cláudio Aguiar referiu que o Plano Estratégico para a Juventude da CPLP tem como eixos principais a juventude, promoção da língua e cultura lusófona, desenvolvimento económico e social, fortalecimento político e institucional, entre outros.

Fazendo uma espécie de balanço do seu mandato de dois anos, Cláudio Aguiar destacou ainda o “aprofundamento das relações Sul-Sul, visando a parceria com o espaço Ibero-americano de Juventude e a Escola de Jovens Líderes da CPLP”, assim como a “coordenação e concertação nas Nações Unidas, na Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento (Cabo Verde) e na Universidade de Juventude e Desenvolvimento da Espanha”.

Destacou também como tarefas implementadas ao longo do seu mandato, que passou ontem para a Guiné-Bissau, o “alargamento aos novos membros, com a reaproximação do CNJ a São Tomé e Príncipe e a adesão do Brasil e Timor-Leste como membros efectivos e de pleno direito” e  defendeu ser “fundamental a manutenção do diálogo entre as organizações juvenis da CPLP, a promoção da mobilidade e intercâmbio juvenis”.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Juventude guineense agradece ajuda de Angola


Bissau - A Embaixada de Angola na Guiné-Bissau foi homenageada pela Rede Nacional das Associações Juvenis em função dos feitos realizados naquele país lusófono.
O acto ocorreu durante uma audiência que o encarregado de negócios da Embaixada de Angola naquele país, Luís dos Santos, concedeu aos membros dessa organização, tendo recebido o diploma da homenagem das mãos do presidente da rede, Osvaldo Coronango.

De acordo com Osvaldo Coronango, a deslocação à Embaixada de Angola “foi para exprimirmos o sentimento por tudo quanto Angola fez e continuará a fazer para o povo irmão da Guiné-Bissau”.

Luís dos Santos agradeceu o reconhecimento da juventude da Guiné-Bissau, para com Angola, recordando que os dois países trilharam juntos em Conacry o percurso para a luta contra o colonialismo português, rumo à libertação nacional.

fonte: http://www.portalangop.co.ao/

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CNJ privilegia diálogo com jovens angolanos


O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Cláudio Aguiar, referiu que a sua associação vai privilegiar o diálogo com a juventude angolana, noticiou a RNA.
Cláudio Aguiar garantiu que serão melhorados os mecanismos de diálogo com os jovens e organizações juvenis.

“Devemos cada vez mais melhorar os mecanismos de diálogo com os jovens, com as organizações que estão no CNJ, com aquelas que não estão no CNJ e com os jovens que não estão organizados, todos somos importantes para desenvolver o nosso país”, disse.

fonte: http://www.rna.ao/canalA/noticias.cgi?ID=64330

Jovens unidos contra a violência doméstica


A luta contra a violência doméstica e o combate às drogas são prioridades dos jovens na cidade de Caxito, província do Bengo, revelou hoje, domingo, o secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), António Francisco Tingão Mateus. 
Em declarações à Angop no quadro das comemorações do 37º aniversário da Independência Nacional, o responsável disse que, para que se combata a violência domestica, urge a necessidade de toda sociedade contribuir para o seu êxito.
 
Sublinhou que a violência contra a mulher deve ser priorizada em todas as instâncias, porque constitui uma das franjas da sociedade mais afectada.
 
Aos líderes de organizações juvenis que fazem parte do Conselho Provincial da Juventude, António Tingão pediu maior empenho, colaboração e diálogo, para que juntos alcance os objectivos preconizados.
 
O secretariado executivo do Conselho Provincial da Juventude está constituído por 18 agremiações, dos quais se destacam associações religiosas, organizações juvenis de partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS) e organizações não governamentais filantrópicas.
 
A presidência do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é atribuída a uma das organizações juvenis que a compõem. A nível nacional, o CNJ é presidido pela Juventude Ecológica de Angola (JEA). Na província do Bengo é coordenada pela JMPLA.
fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Secretário de Estado apela juventude a adoptar consciência patriótica


O secretário de Estado para Juventude, Nhanga de Assunção, apelou hoje, quinta-feira, em Luanda, a juventude a adoptar uma consciência nacional patriótica para melhor servir a nação com o seu saber cientifico e técnico, no sentido de garantir uma participação activa no sucesso da reconstrução nacional.
 
Secretário de Estado para a Juventude, Nhanga de Assunção
O dirigente falava durante a abertura de um encontro entre líderes de associações juvenis angolana, tendo considerado que as associações ocupam um espaço primordial para o desenvolvimento pessoal dos jovens, daí a preocupação do Ministério da Juventude dotá-los com meios para conseguir desenvolver as suas actividades.

O responsável mostrou-se disponível para trabalhar com todos os sectores que compõem a juventude angolana e receber contribuições para o enriquecimento da estratégia nacional para a juventude.
 
Considerou que as associações juvenis devem constituir um espaço de diálogo nacional, de aprendizagem e de troca de experiências, para que os jovens possam exercer os seus direitos e deveres com responsabilidade.
 
O responsável afirmou que o ministério vai continuar a estimular a participação de mais jovens do sexo feminino nos movimentos associativos.
 
Nhanga de Assunção reconhece que a juventude enfrenta vários problemas ligados ao desemprego, saúde, educação, aumento da delinquência e o excessivo consumo de bebidas alcoólicas, mas que o executivo está a realizar esforços para a resolução destes problemas. 
 
Anunciou o plano do executivo de apoio à juventude e a criação do Instituto e Observatório Nacional da Juventude.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PRIMEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE COMEÇA HOJE

Luanda – O primeiro Congresso Internacional de Juventude, um evento que reúne os conselhos nacionais da juventude da CPLP, SADC, América Latina e Europa, tem início hoje, quinta-feira, em Luanda.
A partilha de experiências, bem como a análise de políticas públicas voltadas ao sector estarão no centro das atenções do evento, que durante quatro dias vai juntar líderes juvenis vindos de diversas partes do mundo: da região da SADC, CPLP, da América Latina e da Europa.
Temas como a participação da juventude nos processos de decisão, a importância da jovem mulher para o desenvolvimento sustentável, os grandes desafios dos jovens na Europa, África, América Latina e o processo de cooperação global e regional em matéria de juventude serão entre os assuntos que merecerão maior destaque nas plenárias.
De acordo com o programa do evento a que a Angop teve acesso, os participantes ao primeiro Congresso Internacional dos CNJ realizarão visitas de campo a infra-estruturas sociais e turísticas, bem como tomarão contacto dos progressos alcançados durante os 10 anos de paz.
O evento vai decorrer sob o lema “ A Participação da Juventude nos processos políticos e Democráticos”, e deverá analisar e melhorar os instrumentos de cooperação entre as instituições juvenis dos três continentes.

CNJ CONDECORA PRESIDENTE DA AJAPRAZ

Luanda – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) condecorou hoje, em Luanda, o presidente da Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRAZ), Bento Raimundo, pelo apoio deste na institucionalização desta representação juvenil.
A outorga aconteceu durante a cerimónia de abertura do 1º Congresso Internacional dos Conselhos Nacionais da Juventude da África Austral, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Europa.
Na ocasião, o condecorado agradeceu ao CNJ e lembrou os princípios que nortearam a criação do conselho, acrescentando que “a classe juvenil deve encarar o organismo como um parceiro sério para a resolução das suas inquietações.
As notas de boas vindas ao congresso foram proferidas pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude (Angola), Cláudio Aguiar, seguindo-se de intervenções do vice-presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Dito Max, e do ministro dos Desportos, Golçaves Muandumba, que, por sua vez, sublinhou os proventos deste encontro, que termina sábado (27).
Durante três dias, os participantes vão abordar temas relacionados à participação dos jovens nos processos de decisão, importância da mulher jovem para o desenvolvimento sustentável, novas formas de participação juvenil, bem como informação dos jovens e o acesso aos seus direitos.
Esta plataforma da juventude, como está a ser denominado neste espaço, tem por objectivos reforçar as acções internacionais dos conselhos nacionais da juventude; contribuir para a dinâmica do associativismo nacional; relevar a importância do investimento nas políticas e programas da juventude, bem como reflectir sobre a forma de participação dos jovens em países africanos e europeus.
Participam deste encontro deputados da Assembleia Nacional e líderes de associações juvenis.

“DESEMPREGO É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA JUVENTUDE” – AFIRMA GOVERNANTE


 
O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba considera o desemprego, como um dos maiores problemas da juventude, apurou a RNA.
O ministro falava no acto de abertura do primeiro congresso internacional da juventude, que teve inicio esta quinta-feira, 25/10.

“O desemprego constitui um grande problema para a juventude, e esta é a oportunidade de ouro para que vos centreis neste problema comum, que partilhem experiências e gizem estratégias exequíveis para o combate ao mesmo, de acordo com a realidade de cada sociedade”, asseverou.

O congresso internacional da juventude, está a analisar entre outras questões, o processo político social, económico e democrático dos países participantes.

Várias organizações da CPLP, SADEC, América latina e da Europa estão representadas neste certame que vai servir para trocas de experiências entre as lideranças juvenis, bem como, aprofundar o diálogo entre a camada jovem.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE COM PAPEL PREPONDERANTE NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

Luanda - O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é uma plataforma que deve ser preservada pela sua responsabilidade perante a juventude angolana, tendo em conta a participação nas acções de desenvolvimento e afirmação do país no contexto das nações, segundo defenderam neste sábado, em Luanda, antigos líderes da organização juvenil.


Em declarações à Angop, no âmbito das celebrações do 21 aniversário que a organização assinalou a quatro deste mês, Reis Cuanga, antigo presidente do CNJ, afirmou que a organização é uma plataforma juvenil cuja vocação é proporcionar um dialogo entre os jovens e levar as instancias superiores as preocupações da juventude angolana.

“O CNJ não é um órgão executivo, mais é um órgão indispensável para que o Estado tenha uma voz que fale em nome de todos os jovens angolanos. É por isto que passados 21 anos estamos num processo de maturação no qual as gerações actuais e as gerações antigas unidas num único projecto possam dar o seu contributo no processo de desenvolvimento do país, reforçou.

Adiantou que o CNJ é um parceiro privilegiado do Estado para a execução das políticas juvenis, bem como para fazer chegar a juventude as informações relativas as acções desenvolvidas em prol desta camada populacional. “Todos sabem que a juventude é a maior franja da população angolana, razão pela qual o CNJ é visto pelo Estado como o melhor parceiro para transmitir aos jovens tudo o que é feito para o seu bem-estar”, disse.

Por seu turno, Arão Gamba, antigo representante da organização juvenil da Unita (Jura) no CNJ, adiantou ser um espaço de diálogo e debate da juventude angolana, representando os anseios e os interesses dos jovens. 

“O CNJ tem sido e sempre foi um espaço onde todos os jovens têm voz e recebem informações sobre os projectos em execução, por parte do Estado, ligados ao seu futuro”, asseverou.

Segundo a fonte, o CNJ tem um papel preponderante na execução de acções que resolvam os problemas da juventude, razão pela qual tem nas suas estruturas representantes de várias organizações partidárias e apartidárias, que tudo têm feito para que os jovens tenham voz e sejam ouvidos pelas instâncias superiores.

Relativamente ao comportamento e o compromisso dos jovens para com a pátria, Arão Gamba adiantou que os jovens devem ter em conta que o desenvolvimento do país depende em grande parte das acções dos próprios jovens.

“Os jovens devem participar activamente nas acções de desenvolvimento do país, de forma organizada, cívica e com o compromisso com a pátria, não enveredando em acções que possam colocar em causa os processos já conquistados”, afirmou.

Para assinalar o quatro de Outubro, o CNJ homenageou os antigos presidentes de líderes juvenis, com a atribuição de diplomas de mérito e diversos artigos, entre os quais computadores, motorizadas.

Fundado a quatro de Outubro de 1991, o Conselho Nacional da Juventude congrega 121 organização juvenis espalhados pelo país.

CNJ quer ver garantidas melhores condições para a juventude

O Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Cláudio de Brito Aguiar, disse no passado dia 06 de Outubro que é necessário que se garanta melhor nível de vida para a Juventude angolana – reportou o Site do CNJ.
Presidente do CNJ-Angola teceu tais declarações Sábado, 06/10/2012, a quando da celebração do 21º aniversário do Conselho Nacional da Juventude.

“É necessário que haja uma comissão multissectorial para a juventude, para que os programas que o governo tem estado a desenvolver que devem beneficiar aos jovens posam ser melhor coordenados, e que de facto devem beneficiar aqueles jovens que necessitam e desta forma poderem participar no desenvolvimento do país”.

CNJ-ANGOLA DISTINGUE ANTIGOS LÍDERES JUVENIS


O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) distinguiu passado sábado (06/10/2012) em Luanda, antigos líderes juvenis pelo seu contributo em prol do desenvolvimento associativo no país, no âmbito do 21 aniversário da organização assinalado a quatro deste mês. 

A iniciativa, segundo o presidente do CNJ, Cláudio Aguiar, visou reconhecer e enaltecer o papel prestado por estas figuras a favor da causa da juventude angolana.

Além de homenagear antigos presidentes do CNJ, foram igualmente distinguidos líderes de associações políticas e apartidárias, bem como os pioneiros fundadores do CNJ que há 21 anos subscreveram a sua constituição em especial o mentor do projecto, Bernardo
Neto.

Cláudio Aguiar considerou que nos dias que correm a instituição atingiu patamares nunca imaginados e tudo isto graças ao contributo destes antigos líderes juvenis que se destacaram na criação de uma organização juvenil comprometida com a paz e unidade entre os jovens angolanos, independentemente da sua condição social, credo religioso ou convicção política.

O responsável lembrou que há 21 anos o país abria-se para o multipartidarismo cujo contexto político vivido na época obrigava a criação de uma plataforma juvenil apartidária susceptível de congregar as mais variadas tendências do movimento associativo juvenil angolano.

“A preparação dos jovens por uma cidadania activa comprometida com a pátria e consequentemente com o desenvolvimento do país, afigura-se como uma das principais tarefas do CNJ enquanto escola de transformação social”, disse.

Cláudio Aguiar considerou ainda importante a criação de um comité de honra constituído pelos antigos líderes juvenis enquanto estrutura capaz de poder continuar a prestar contributo ao movimento associativo juvenil em função da experiência acumulada, principalmente em matéria de liderança e gestão associativa.

O responsável enfatizou a importância dos antigos líderes, sobretudo na construção de consensos por um diálogo inclusive, considerando que muitos deles ocupam destacadas cargos na sociedade em especial no executivo e no parlamento.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CNJ DISTINGUE ANTIGOS LIDERES JUVENIS


O Conselho Nacional de Juventude vai distinguir no próximo dia 6 do corrente em Luanda, antigos líderes juvenis pelo seu contributo em prol do desenvolvimento do movimento associativo juvenil no país.
A iniciativa enquadra-se nas comemorações do vigésimo primeiro aniversário do CNJ e tem como objectivo reconhecer e enaltecer o papel prestado por estas figuras a favor da causa da juventude angolana.
Além de homenagear antigos Presidentes do CNJ, o evento vai distinguir igualmente líderes de diversas associações juvenis politicas e apartidárias bem como os pioneiros fundadores do CNJ que há 21 anos subscreveram a sua constituição em especial de Bernardo Neto mentor do projecto.
Para Claudio Aguiar Presidente do CNJ, considera que nos dias que correm a instituição atingiu patamares nunca imaginados e tudo isso graça ao contributo destes antigos líderes juvenis que se destacaram na criação de uma organização juvenil comprometida com a paz e unidade entre os jovens angolanos, independemente de sua condição social, credo religioso ou convicção politica.
O responsável máximo do CNJ, fez lembrar que há 21 anos, o país abria-se para o multipartidarismo cujo contexto politico vivido na época, obrigava a criação de uma plataforma juvenil apartidária susceptivel de congregar as mais variadas tendências do movimento associativo juvenil angolano.
A preparação dos jovens por uma cidadania activa comprometida com a pátria e consequentemente com desenvolvimento do país, afiguram-se como uma das principais tarefas do CNJ, enquanto escola de transformação social, realçou Claudio Aguiar.
O Presidente do CNJ considera importante a criação de um Comité de Honra constituídos pelos antigos líderes juvenis enquanto estrutura capaz de poder continuar a prestar contributo ao movimento associativo juvenil em função da experiencia acumulada, principalmente em matéria de liderança e gestão associativa. Finalmente, Claudio Aguiar, enfatizou a importância dos antigos líderes sobretudo na construção de consensos por um diálogo inclusivo considerando que muito deles ocupam destacados cargos na sociedade em especial no executivo e no parlamento angolano.
Recorda-se que o primeiro Presidente do CNJ foi o Prof.Anfonso Ngonda, hoje director da Casa da Juventude, tendo passado o testemunho a Paulo Pombolo, Reis Cuanga e Claudio Aguiar que é também o actual Presidente do Fórum da Juventude da CPLP.
CNJ desde a sua existência Constituído por 18 Conselhos Provinciais de Juventude, 135 Conselhos Municipais e 38 organizações juvenis de âmbito nacional desde políticas e apartidárias, o CNJ projecta a sua expansão ate 2014 a nível comunal, fazendo de si da maior plataforma associativa da juventude angolana.

CNJ ORGANIZA TAÇA “JUVENTUDE SAUDAVEL


O Conselho Nacional de Juventude organiza no próximo sábado, 6, uma corrida pedestre denominada “Juventude saudável” para assinalar mais um aniversário de sua existência, a comemorar-se a 4 de Outubro.
A iniciativa e uma organização conjunta entre a Associação Provincial de Atletismo e o CNJ e vai contar com a participação de atletas consagrados e população em geral com destaque de jovens voluntários dos Conselhos Municipais de Juventude de Luanda.
Pretende-se com esta iniciativa inculcar no seio da juventude a importância da prática do desporto e do atletismo em especial para a manutenção do bem-estar mental físico e emocional, e visa combater o sedentarismo.
Os interessados deverão dirigir-se a partir das 6H30 da manha, no largo defronte ao Porto de Luanda, para efeito de inscrição e credenciamento e o tiro da largada será as 8H30, numa prova que espera mobilizar a participação de pelo menos 200 atletas.
O percurso será de aproximadamente 6 quilómetros, começando do Porto de Luanda e percorrendo toda a Nova Marginal ate ao Memorial Dr. António Agostinho Neto.
De acordo com Lopes Trigo, porta-voz do Conselho Nacional de Juventude, a prova poderá igualmente contar com a participação de velhas glória do atletismo nacional incluindo líderes de organizações juvenis politicas.
Lopes Trigo destacou que além de os prémios serem aliciantes, apelou que a juventude deve continuar a praticar o desporto como forma de ocupar seus tempos livres e a descoberta de novos talentos de forma a desencorajar comportamentos desviantes.

O dirigente associativo juvenil assegurou que a prova será realizada em simultâneo em todas as províncias do país para assinalar a data, num gesto singelo de homenagem e reconhecimento ao mais premiado atleta paralímpico de todos os tempos, Armando José Sayovo.
Recordou igualmente que o percurso da prova foi escolhido com objectivo de divulgar o novo cartão turístico da cidade capital que além da beleza paisagista, inclui infraestruturas modernas de um pais que caminha para o desenvolvimento.
Recorda-se que o CNJ comemora o seu vigésimo primeiro aniversário, e é constituído por 18 Conselhos Províncias de Juventude, 35 Conselhos Municipais e 38 organizações juvenis de âmbito nacional.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CNJ reafirma apoio a José Eduardo dos Santos

Presidente do CNJ-Angola reafirma apoio ao PR. José Eduardo dos Santos
Claudio de Brito Aguiar  manifestou este sábado, 11 de Agosto no  II Encontro Nacional da Juventude, apoio ao trabalho desenvolvido pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

No evento, realizado no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Cláudio Aguiar, reconheceu o trabalho feito por Eduardo dos Santos e o seu empenho na reconstrução do país e pela preservação da paz. 

O II Encontro Nacional da Juventude, organizado pelo Ministério da Juventude e Desportos em parceria com o Conselho Nacional da Juventude, contou com a presença de mais de 1500 jovens de todo o país. 
A sessão de abertura do encontro, sob o lema «Juventude informada, futuro seguro», foi orientada pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, em representação do Presidente da República

Jovens angolanos reafirmam apoio à obra do Presidente da República

Os feitos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foram reconhecidos ontem pelos jovens angolanos que participaram, em Luanda,  no segundo encontro nacional da juventude.


O encontro, que decorreu no Complexo Turístico Futungo II, foi organizado pelo Ministério da Juventude e Desportos em parceria com o Conselho Nacional da Juventude e congregou mais de 1500 jovens de todo o país. O reconhecimento do trabalho do Chefe de Executivo foi expresso na mensagem do presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Cláudio Aguiar.

O dirigente da instituição, que congrega todas as organizações partidárias, religiosas, académicas, profissionais e juvenis do país, disse que o CNJ reconhece que o Presidente da República é o Arquitecto da Paz. Enquanto Chefe do Executivo, disse, José Eduardo dos Santos é o timoneiro da construção e reconstrução do país. Em dez anos de paz, salientou, o país tem registado um crescimento sem precedentes. 

“Em dez anos fomos capazes de sarar as feridas da guerra e ver Angola a transformar-se num gigante africano”, disse, acrescentando que a juventude agradece ao Presidente da República da Angola pelo seu empenho em prol do bem-estar dos angolanos, de Cabinda ao Cunene. Cláudio Aguiar disse que a juventude angolana está firme diante dos desafios do país.

“Queremos ser parte activa na construção de Angola”, disse, acrescentando que a juventude espera ser cada vez mais ouvida. O CNJ vai participar nas eleições com 100 observadores nacionais. A sessão de abertura do encontro, que decorreu sob o lema “Juventude informada, futuro seguro”, foi presidida pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, em representação do Presidente da República.O ministro louvou a iniciativa e disse que o espaço permite a reflexão das expectativas e da missão da juventude na defesa dos interesses da Nação, na preservação da soberania e independência nacional. João Baptista Kussumua lembrou aos jovens que a defesa dos interesses do país deve ser uma preocupação constante e merecer a participação de todos os angolanos.

“A paz e a reconciliação nacional são factores imprescindíveis para a concretização das nossas expectativas”, disse. O ministro sublinhou que o ambiente de estabilidade  que o país vive está a permitir maior desenvolvimento económico e social e a facilitar o normal exercício da cidadania pelo povo angolano. Nas realizações do Executivo, disse, a juventude é chamada a participar nas decisões estratégicas do país. “O Executivo sempre reconheceu e respeitou a importância dos jovens como defensores de princípios e valores”.

O encontro promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos foi precedido de reuniões municipais e provinciais, que decorreram em todo o país de Junho a 4 de Agosto. O vice-ministro da Juventude e Desportos, Job Capapinha, é o coordenador do projecto. Na sessão de abertura informou que os dados recolhidos durante o ciclo de encontros vai permitir melhorar a formulação e implementação de políticas para a juventude. 


“Em todo o país, durante os encontros municipais e provinciais, o Ministério da Juventude e Desportos, reconfirmou mais uma vez com satisfação que ‘a nossa juventude nunca agiu à margem do povo, é do povo e trabalhou sempre para o povo’ ”, disse. Job Capapinha referiu que os jovens manifestaram ao Presidente da República a sua disponibilidade para continuar a trabalhar para que o país continue a crescer mais e a distribuir melhor os rendimentos nacionais.

Os jovens, disse, assumiram o compromisso de que no dia 31 de Agosto as eleições vão decorrer num ambiente pacífico. O vice-ministro informou que o seu ministério está a concluir encontros bilaterais com os diferentes departamentos no âmbito do Plano Executivo de apoio à juventude.

II Encontro da juventude aborda década de paz em Angola


Luanda - Os ganhos em 10 anos de paz, bem como o programa do executivo para a inserção dos jovens na vida activa foram os temas do II encontro Nacional da Juventude, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Participantes ao encontro
Participantes ao encontro
O fórum iniciou com a entoação da música de Rui Mingas "os meninos do Huambo", que exalta a união, o sonho pela liberdade e da valorização da bandeira nacional.

Mais de uma centena de pioneiros da OPA, irromperam sala adentro ovacionando balões, seguindo-se a entrada de meninas vestidas com trajes em representação das 18 províncias do país. "Lembinha" e "Sidónio" apresentaram humoristicamente os ganhos da paz, bem como o problema de acesso a habitação e ao primeiro emprego.

O ministro da Economia, Abraão Gourgel, dissertou o primeiro tema sobre os ganhos do país em 10 anos de paz, no final do qual respondeu as inquietações dos jovens maioritariamente sobre a questão da habitação, acesso ao emprego, formação académica e profissional, bem como a necessidade do executivo elaborar projectos para os jovens com a colaboração destes.

Os mais de 1500 jovens das 18 províncias do país solicitaram que fossem mais ouvidos pelo Estado angolano e que as suas preocupações fossem transmitidas ao Chefe de Estado por via do seu representante na actividade, o ministro Kussumua.

Apesar de enaltecerem o trabalho do executivo e o desenvolvimento que se regista no país, apontaram a necessidade de revisão do salário mínimo, do preço da habitação, melhoramento das condições de vida do cidadão, fundamentalmente da periferia, no que tange a luz e água, bem como o aumento de infra-estruturas para os diversos níveis de ensino.


Ministro convida jovens à reflexão sobre expectativas futuras


Luanda - O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, afirmou hoje, sábado, que o II Encontro Nacional da Juventude é uma oportunidade para reflexão sobre as expectativas e missão da juventude na defesa dos interesses da nação, na preservação da soberania e do desenvolvimento socioeconómico.

João Baptista Kussumua, durante o II Encontro Nacional da Juventude
João Baptista Kussumua, durante o
II Encontro Nacional da Juventude
 
Falando na abertura do encontro magno da juventude, decorrido no complexo turístico de Belas, em Luanda, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, disse que o facto acontece num momento de particular importância para a jovem democracia angolana, referindo-se a preparação das eleições gerais no dia 31.
 
Falando para uma plateia de mais de 1500 delegados das 18 províncias do país, João Baptista Kussumua garantiu estarem criadas as condições para que o exercício democrático decorra na tranquilidade, com isenção e transparência para que no final seja um acto dignificante para todos os angolanos.
 
Ladeado pelo ministro dos Desportos, Gonçalves Muandumba, da Ciência e Tecnologia, Cândida Narciso, do vice-ministro para a Juventude, Job Castelo Capapinha, Baptista Kussumua disse ser necessário lembrar, particularmente a juventude, que a defesa dos interesses da nação deve ser uma preocupação constante.

domingo, 24 de junho de 2012

Entrevista Simão Pascoal Hossi no Programa Hora Quente (TPA 2)


http://angolavoluntarios.blogspot.com
Simão Pascoal Hossi, nascido em Huambo, em 18 de Março de 1984, fala português e inglês, é coordenador da AAM - Acção Angolana para Mulher,  estudou na instituição de ensino Instituto Médio de Economia de Luanda.  No dia 26 de Maio de 2012, foi orador da Primeira Edição do TEDxLuanda. Tudo começou  com um processo de avaliação de 6 meses de duração. O evento reuniu 16 Oradores que fizeram a abordagem de vários temas.  Simão Pascoal Hossi, em particular, falou sobre a sua tragetória no que diz respeito ao voluntariado. Falou dos seus sonhos no que diz respeito ao serviço de voluntariado em Angola, bem como a iniciativa de criar o Angola Voluntários  e as suas atividades.  Na oportunidade, falou também sobre o voluntariado Internacional, a sua participação no  International Visitor Leadership Program nos Estados Unidos da America. Fruto desta participação no TEDxLuanda, a Produção do Programa Hora Quente da TPA 2 da Televisão Pública de Angola contactou-lhe  no dia 05 de junho (terça) de manhã, no sentido de participar do programa que vai ao ar de Segunda a Sexta-Feira, das 21 horas (fuso horário de Angola),  para assim partilhar com os telespetactores o conteúdo de sua palestra no TEDxLuanda.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Capital Europeia da Juventude quer promover "sinergias" com jovens da CPLP


Capital Europeia da Juventude quer promover "sinergias" com jovens da CPLP
A Capital Europeia da Juventude Braga 2012 recebeu no mês de Março o presidente do Fórum da Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa no âmbito de uma estratégia de "internacionalização" do evento e "promoção de sinergias" na CPLP.
Cláudio Aguiar é também presidente do Conselho Nacional da Juventude de Angola.
Segundo o representante da Fundação Bracara Augusta, Nuno Barreto, a visita deste dirigente a Braga representa "um passo certo na estratégia de cooperação entre os dois países".
Esta cooperação, referiu, pretende "promover sinergias e fomentar políticas de juventude de parte a parte".
Além disso, Nuno Barreto apontou a vinda de Cláudio Aguiar à Capital Europeia da Juventude (CEJ) como inserida numa estratégia de "internacionalização do evento" que "não pode esquecer os países de Língua Portuguesa".
Já Cláudio Aguiar apontou Braga 2012 como "fundamental" para a "divulgação e afirmação dos jovens dos países de Língua Portuguesa, tendo classificado esta visita a Braga como "meio de verificar in loco as possibilidades da participação" na CEJ.
Este representante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) adiantou por isso a possibilidade de "intercâmbio de jovens" dos países da CPLP como "forma" de participação na CEJ.
Para o representante angolano não basta "falar a mesma língua" também é "preciso estar junto", até para, afirmou, "trazer diversidade cultural à CEJ".

Conselho Nacional da Juventude promove mesa redonda


Luanda - O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) realiza nesta quinta-feira, em Luanda, uma mesa redonda, subordinada ao tema “Juventude - Eleições, Paz, Democracia e Participação”, no âmbito da convocação das eleições gerais, marcadas para 31 de Agosto do ano em curso.
Presidente do CNJ, Claudio Aguiar
Presidente do CNJ, Claudio Aguiar
 Segundo o presidente do CNJ, Claudio Aguiar, que avançou a informação hoje à Angop, o evento visa, entre os objectivos, a promoção de um diálogo construtivo e abrangente no seio da juventude sobre o processo eleitoral.

Pretende-se igualmente promover os princípios da boa convivência entre jovens de diferentes agremiações associativas, com base no respeito à Constituição da República de Angola, enaltecendo sobretudo os valores da paz democracia e tolerância.
A mesa redonda, que será prestigiada pelo vice-ministro da Juventude e Desportos, Job Castelo Capapinha, e deputados à Assembleia Nacional, vai contar com a participação de especialistas da Comissão Nacional Eleitoral, líderes juvenis, responsáveis de organizações juvenis políticas, Secretários Executivos dos Conselhos Províncias de Juventude, membros da Comissão Directiva do CNJ e convidados.
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2012/5/23/Conselho-Nacional-Juventude-promove-mesa-redonda,5cbe145b-03bc-4d60-984b-a02d62252f06.html

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Montagem da Biblioteca Comunitária do CACAJ Luanda

Por Celso Salles,

Na foto, Os Meninos do CACAJ traballhando na
sob a orientação de Áulio Gomes e João Daniel
na seleção dos livros que irão para a
Biblioteca Comunitária do CACAJ.
Projeto: Os Livros em Luanda
http://oslivrosemluanda.blogspot.com.br/

As Ações continuam. Uma linda e ensolarada manhã de quarta feira, mais precisamente dia 23 de maio de 2012,  foi o grande cenário para mais uma brilhante ação. Nas fotos você acompanha como foi a seleção e retirada dos livros que estarão em alguns dias fazendo parte da Biblioteca Comunitária do CACAJ Luanda. O Centro de Acolhimento de Crianças Arnaldo Janssen ( www.cacajluanda.org ) existe desde 1993 e actualmente abriga uma média de 150 crianças e jovens. O CACAJ tem como filosofia, acolher, localizar e depois reinserir a criança no seio familiar ou na sociedade. Com o passar dos anos tem ampliado suas ações acompanhando as necessidades de seus acolhidos. Muitas das crianças acolhidas pelo CACAJ, como pode ser visto nas fotos, estão em sua plena fase da juventude e, os livros,  já são os grandes contribuintes na formação e capacitação destes jovens. A Sala onde estará funcionando a biblioteca passa por reformas. As prateleiras serão confeccionadas pelos próprios meninos do CACAJ, no setor de marcenaria e toda identificação visual da Biblioteca será feita pelos Meninos Pintores de Angola, um outro projeto do CACAJ que já é um sucesso internacional, com exposições realizadas em Angola e na Áustria (www.osmeninospintoresdeangolacom)

Vejam o álbum completo no Facebook:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.295689157192051.68020.287728471321453&type=1






domingo, 20 de maio de 2012

Os Livros já começam a ser lidos !

Aluno da Escola Njinga Mbande durante a gravação do vídeo
na biblioteca, que acabou inaugurando esta nova e importante fase.
Por Celso Salles,

O nosso próximo passo na divulgação é mostrar aos doadores os livros sendo lidos e colhermos vídeos depoimentos dos diversos leitores. O Projeto Livro Aberto da Liga da Juventude Lusófona contempla várias e várias bibliotecas, primeiramente em Luanda e posteriormente, conforme mais livros forem chegando, nas demais Províncias de Angola. Sempre tudo sendo registrado, documentado, fotografado e filmado. A credibilidade é a nossa principal moeda. No CACAJ, sob a coordenação do Professor João Daniel já começam a ser feitas lá mesmo as prateleiras para a montagem da biblioteca que será aberta ao público (Os Meninos do CACAJ possuem uma Marcenaria onde aprendem a profissão - Veja no vídeo abaixo). Todas estas ações serão fotografadas e filmadas, com iguais depoimentos dos leitores. Não temos a menor dúvida que inúmeros talentos irão emergir em vários pontos de Angola. O país irá ganhar muito com isso e o povo, principalmente, terá novos horizontes que irão nascer em suas mentes. Novos objetivos de vida.

Neste vídeo você poderá ver onde as prateleiras da Biblioteca do CACAJ serão feitas:

Ontem e Hoje - Os Livros em Luanda


Por Celso Salles:





Eu tive a felicidade de compartilhar este sonho com Aulio Gomes e, com a ajuda de Luisa Ramos Carvalho, vê-lo se tornar uma grande realidade. Creio que esta montagem com a foto de Áulio e João Facatino em frente do que "era a biblioteca" em Janeiro de 2011 e as fotos recentes dos Livros em Luanda exprime mais do que mil palavras tudo o que eu gostaria de falar.  — com Aulio Gomes e João Facatino em Njinga Mbande, Luanda - Angola.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Agradecimentos ao Grupo Soares da Costa - Conduta socialmente responsável


Como já dissemos, Projetos como este dos "Livros em Luanda" somente são possíveis, quando existe a participação de inúmeras pessoas e Organizações. Com base nos agradecimentos daLuisa Ramos de Carvalho: ..."Teresa Fino obrigada por disponibilizar tanto os serviços da Soares da Costa como da Investifino para levar os livros até Luanda." , gostaríamos deamplificar estes agradecimentos, colocando nesta matéria um pouco sobre o Grupo Soares da Costa.

Texto do site:  http://www.soaresdacosta.pt

O Grupo Soares da Costa é um dos maiores grupos do sector da construção e obras públicas em Portugal.
A Soares da Costa tem uma forte componente internacional (cerca de 53% do seu volume de negócios teve origem externa), mantendo presença permanente na Florida (EUA), Angola Moçambique e Roménia e actividade pontual em vários outros paises. No ranking mundial realizado pela revista norte-americana ENR (2011), a Soares da Costa ocupa a posição 104º como "International Contractor". Em termos internacionais, a Soares da Costa posiciona-se entre os 100 maiores grupos de construção, clasificando-se em 2010 no 47º lugar, de acordo com a publicação anual "Europeans Power of Construction".

"Livros em Luanda", por Luisa Ramos Carvalho

Os livros chegaram a Luanda e aos responsáveis pelas três organizações que os vão receber. Que bom.....

Obrigada Lurdes Cruz de Oliveira, advogada responsável pelo processo deinsolvência da gráfica Fábrica de Letras por ter pensado em doar os livros cujo destino seria a reciclagem....e tantos livros que eram....

Obrigada Aldina Soares por teres sabido que era preciso dar um bom destino a tantos excelentes livros e te teres lembrado da minha paixão por livros e dos meus contactos no mundo do voluntariado e da solidariedade.
Poder dar destino a estes livros foi excelente. Marca a minha vida....

Eliane Araujo que desde os Emiratos Arábes segues o que se passa na Luanda solidária, obrigada por me mostrares como se pode ser solidária desde qualquer lugar no mundo para qualquer lugar no mundo. Foste inspiradora !!!!

Ricardo Gonçalves, João Batista, Maria Isabel e José valente Pires, Lueji Dharma, Eunice Ribeiro, Nuno Gonçalves, Carlos Guinote, Aldina Soares e João Batista, obrigada pela equipa que formámos para empacotar tanto livro.....

Teresa Fino obrigada por disponibilizar tanto os serviços da Soares da Costa como da Investifino para levar os livros até Luanda.

E Celso Salles, a voz da África solidária obrigada por me acompanhar sempre nesta aventura. Sua força é incrível me contagiou todos os dias.....