quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NATAL SOLIDARIO

A Luanda Voluntários (ONG) em colaboração com a Infância/Liga Missionária (Movimento Cristão da Diocese de Viana), propõe-se organizar no dia 23 de Dezembro o NATAL SOLIDÁRIO com as crianças do Centro de Acolhimento de Crianças Arnaldo Jancer (CACAJ vulgarmente conhecido como Centro do Padre Horácio). venha se juntar a nos e Doe o que poderes. 


Podes fazer a sua doação: Na Paróquia São Francisco de Assis/Viana, Sábado das 15 as 18h00, domingo das 08 as 12h00 e na Biblioteca da Escola do 1º Ciclo de Ensino Secundário nº 3026 Njinga Mbandi ou basta entrar em contacto com a equipa móvel através dos terminais abaixo descriminados.


912 643 075, 939 739 885... 
luandavoluntario@hotmail.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Líderes juvenis querem mais habitação e emprego

Líderes juvenis de associações sociais e políticas consideraram esta sexta-feira, em Benguela, que a solução dos principais problemas da juventude angolana passa pelo acesso aos programas de habitação, emprego e de formação académica, de forma a melhorar a vida dessa camada social.
 
Entrevistados pela Angop, à margem do 1º Fórum Nacional da Juventude, os responsáveis disseram que a escassez de habitação social e de emprego é um problema que aflige os jovens angolanos e que deve ser resolvido o mais rápido possível.

De acordo com o primeiro secretário municipal da JMPLA em Benguela, Ricardo Catumbela, torna-se necessário que as propostas das associações juvenis acerca do acesso à habitação social, ao emprego, a inserção social sejam materializadas, depois de encaminhadas ao Executivo.
 
Salientou que a juventude espera por uma resposta mais eficiente dos órgãos do Executivo, o que só pode ser alcançado mediante um diálogo social e participativo, um bom desafio para a reestruturação do apoio aos jovens.
 
Para o responsável associativo, a realização do 1º Fórum Nacional da Juventude evidencia a vontade política do Executivo angolano na busca de respostas adequadas para solucionar os problemas dos jovens.
 
Por sua vez o secretário-geral da Jfnla, Daniel António Afonso, indicou que o Executivo deveria atribuir mais recursos financeiros ao Conselho Nacional da Juventude, por ser uma instituição de utilidade pública e que necessita de fortalecer o trabalho com as associações juvenis.

Governo preocupado com uso excessivo de bebidas alcoólicas

O Ministério da Juventude e Desportos está preocupado com o uso excessivo de bebidas alcoólicas e de outras drogas pelos jovens, informou em Benguela o Vice ministro da Juventude e Desportos Yalba Alberto.

Yalba Alberto disse que a questão preocupa de uma maneira geral o executivo angolano e esclarece os passos que estão a ser dados para inverter o quadro.

“Esta é uma preocupação não só do ministério, mas do executivo no seu todo. Já existe um relatório que está a ser transformado em norma jurídica para estancar os vários aspectos que estimulam o uso excessivo de bebidas alcoólicas”, disse à reportagem da RNA.

Reconhecido papel da juventude no desenvolvimento da economia

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, reconheceu que a juventude joga um papel importante no desenvolvimento do país, ao afirmar que tem uma tradição histórica de participação activa em todas causas nobres em que se envolveu o povo angolano.
Gonçalves Muandumba falou na abertura do Fórum Nacional da Juventude, que decorre em Benguela sob o lema “Juventude, Dialogo e Participação Social” e disse que os jovens sempre estiveram presente na luta de libertação de libertação nacional e foram parte activa na defesa do país contra as invasores estrangeiros. O ministro sublinhou que “é preciso manter esta rica tradição que vem dos nossos antepassados”.
O ministro da Juventude e Desportos disse que “o dialogo com e entre os jovens deve ser permanente e actuante, para auscultar o estado da nação. Um país sem jovens é um país sem futuro, razão pela qual cuidemos deles”.
O vice-governador provincial para a Área Económica, Agostinho Estêvão Felizardo, em representação do governador provincial Armando da Cruz Neto, manifestou o compromisso da juventude benguelense em fazer tudo para que o movimento juvenil cresça e o associativismo ocupe o seu lugar.
O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Cláudio Aguiar, na abertura do Fórum afirmou que a sua instituição está disposta a estabelecer pontes de diálogo entre o Executivo e a juventude.
 “O Executivo pode contar com apoio dos dirigentes juvenis para que os programas sejam materializados”, disse Cláudio Aguiar
O presidente do Conselho Nacional da Juventude disse que os jovens querem acções concretas no que concerne à habitação, educação, saúde e emprego.“A missão é árdua e os dirigentes devem contribuir com as suas ideias para que os planos que vão ser aqui discutidos em prol da juventude sejam amadurecidos e a execução seja urgente”, disse.  Cláudio Aguiar reconheceu que existem jovens com ideias valiosas e é preciso que as suas preocupações sejam ouvidas. “Este é o nosso papel enquanto dirigentes do Conselho Nacional da Juventude e líderes associativos”, disse. Cláudio Aguiar disse ainda que o fórum se realiza num momento de particular importância devido às tarefas de que os jovens foram incumbidos pelo Presidente da República.

Juventude reconhece acções do Chefe de Estado na resolução dos seus problemas

Benguela – Jovens líderes de formações políticas, associações estudantis, religiosas e outras, reconheceram sexta-feira, em Benguela, os esforços do Chefe de Estado e do seu Executivo na resolução dos problemas da juventude, encorajado-o a prosseguir com as boas iniciativas. 

De acordo com o comunicado final do Fórum da Juventude, realizado sexta-feira na cidade Benguela, com a participação de mais de 300 jovens, o presidente José Eduardo dos Santos deve continuar a contar com a juventude angolana que nesta fase de reconstrução nacional se predispõe a trabalhar em prol do país.

Participam do fórum nacional da juventude líderes juvenis de diferentes tendências partidárias, entre elas do MPLA, da Unita e do PRS, bem como estudantes universitários.
 
O fórum, que abordou problemas candentes dos jovens e o Plano Executivo do Governo de apoio à Juventude, foi realizado no âmbito da recente mensagem dirigida à Nação pelo Presidente da República, que, entre várias indicações, orienta o reatamento da campanha de diálogo com a juventude e o relançamento do Programa Executivo de Apoio à Juventude “Programa Angola Jovem”.

Juventude reconhece empenho do Presidente


Cidadãos angolanos no exterior reconhecem os esforços de reconstrução nacional e desenvolvimento que está em curso no país
Fotografia: Jornal de Angola
A juventude angolana em Portugal reconheceu sábado, em Lisboa, o mérito do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela sua dedicação e competência na resolução dos problemas das populações e, em especial, dos jovens. 
A distinção está expressa no Diploma de Excelência atribuído ao Chefe de Estado, no final do fórum da juventude angolana no exterior, que decorreu sob o lema “Angola rumo ao progresso e ao desenvolvimento”, no quadro da jornada política e patriótica promovida pelo secretariado nacional da JMPLA, entre os dias 24 e 27 do mês em curso. 
O diploma foi entregue ao primeiro secretário nacional da JMPLA, que deve fazer chegar ao Presidente da República, com as principais preocupações dos jovens angolanos no exterior do país discutidas durante o fórum. 
A sala de conferências do Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona reuniu mais de mil jovens participantes. 
http://jornaldeangola.sapo.ao/20/0/juventude_reconhece_empenho_do_presidente