sábado, 17 de março de 2012
sexta-feira, 16 de março de 2012
Ministro Muandumba apela maior mobilização da juventude ao registo eleitoral
Gonçalves Manuel Muandumba, exortou hoje, quarta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, a necessidade de maior mobilização da juventude angolana, de modo a afluír em massa aos postos de registo eleitoral, cumprindo com o seu dever de cidadania.
![]() |
| Gonçalves Muandumba Ministro da Juventude e Desporto |
O governante que falava à margem da realização do VI Conselho Consultivo Alargado do ministério de tutela, que decorre desde terça-feira na cidade de Ondjiva, disse que a juventude é o pilar e base sustentada para o progresso de qualquer nação, dai o seu dever de participar activamente no processo democrático, com vista a serem habilitados ao voto.
"O que importa é cumprir com o nosso dever de cidadão, deste modo poder escolher o futuros dirigentes deste país, antevendo as eleições gerais de 2012", precisou.
Gonçalves Muandumba referiu ser uma das responsabilidades do ministério, redobrar os esforços junto dos parceiros para que nenhum jovem, com capacidade eleitoral activa fique de fora.
Gonçalves Muandumba referiu ser uma das responsabilidades do ministério, redobrar os esforços junto dos parceiros para que nenhum jovem, com capacidade eleitoral activa fique de fora.
Referiu que o registo eleitoral constitui um importante exercício de democracia no país e todos cidadãos nacionais o devem efectuar nos prazos estabelecidos por lei. Durante dois dias, os participantes no VI Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desporto estão a analisar as actividades desenvolvidas no período 2009/2012, bem como fazer uma reflexão da estrutura orgânica e funcional das diferentes áreas do pelouro.
Durante o encontro, os participantes estão a ser ainda informados sobre as comemorações do 14 de Abril, Dia Nacional da Juventude, políticas de promoção de encontros informais com líderes da juventude, criação do instituto de medicina desportiva e da galeria do desporto, estatuto orgânico do ministério e o programa de investimentos públicos para o ano 2012.
O conselho abordará igualmente "o desenvolvimento das infra-estruturas para o sector", "importância da estatística na elaboração e avaliação dos programas e projectos" e o seminário sobre" as médias, pequenas e micro-empresas", bem como a aplicação prática da Lei do Mecenato nos projectos da juventude. A reflexão sobre o momento actual do desporto nacional e perspectivas futuras, formação de quadros, financiamento do desporto e o relacionamento entre o ministério e os parceiros sociais, entre os quais federações, associações e clubes, figura igualmente da agenda de trabalhos, que estão ser orientados pelo ministro, Gonçalves Muandumba.
Ministro da Juventude e Desportos aponta novos desafios do sector
O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, apontou hoje, terça-feira, em Ondjiva, província do Cunene, os novos desafios do sector que dirige, no concernente a melhoria e incremento de projectos socioeconómico de apoio a juventude angolana.
O dirigente falava no acto de abertura do VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), que decorre desde hoje na cidade de Ondjiva.
Referiu que uma nova dinâmica se espera no ministério, com a criação do Instituto Nacional da Juventude, cuja missão é de reportar os avanços e as conquistas das políticas do sector.
Referiu que na visão prática, pretende-se ser operacional e tornar mais eficientes os projectos e os trabalhos já iniciados, no quadro do Programa "Angola Jovem" e outros que serão planificados.
A par do Instituto Nacional criou-se uma Comissão executiva, que vai servir de ponte entre o ministério e as associações juvenis e outros parceiros, de maneira a permitir optimizar as políticas de desenvolvimento da juventude, sublinhou.
Acrescentou que este novo dinamismo representa, por um lado o trabalho e a vontade do Executivo angolano em prol do bem-estar da juventude.
"Sobre os programas que já temos vindo a implementar vamos continuar, com destaque para construção de casa da juventude, bairro social da juventude, centros comunitários e outros como a concessão de pequenos créditos para pequenos negócios", frisou.
A abertura do certame foi ainda testemunhado pelo governador do Cunene, António Didalelwa e conta com a presença dos membros do Conselho de direcção do Minjud, directores províncias, presidente das associações desportivas e convidados.
Em análises estão temas como a análise as actividades desenvolvidas no período 2009/2012, bem como uma reflexão da estrutura orgânica e funcional das diferentes áreas do ministério.
Durante o encontro, os participantes serão ainda informados sobre as comemorações do 14 de Abril, Dia Nacional da Juventude, políticas de promoção de encontros informais com líderes da juventude, criação do instituto de medicina desportiva e da galeria do desporto, estatuto orgânico do ministério e o programa de investimentos públicos para o ano 2012.
O conselho abordará igualmente "o desenvolvimento das infra-estruturas para o sector", "importância da estatística na elaboração e avaliação dos programas e projectos" e o seminário sobre" as médias, pequenas e micro empresas", bem como a aplicação prática da Lei do Mecenato nos projectos da juventude.
Presidente do CNJ elogia Governo angolano no combate ao desemprego juvenil
| Angop | |
O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) de Angola, Cláudio Aguiar, aplaudiu, em Lisboa, os esforços do Executivo angolano no combate ao desemprego juvenil, defendendo a superação profissional como "grande desafio".
![]() |
| Presidente do CNJ, Cláudio Aguiar |
Ainda sobre o desemprego juvenil, reconhece inexistir "governo algum no mundo que resolva a questão na totalidade", embora admita ser "preciso que o Estado adopte políticas proteccionistas para que nos primeiro, segundo e terceiro sectores da economia sejam privilegiados os jovens angolanos".
Segundo Cláudio Aguiar, além do emprego, constam das "grandes preocupações dos jovens angolanos, os acessos à educação, habitação e à saúde", tendo atestado encontrar da parte do Executivo "grande vontade e disponibilidade para que estes problemas sejam resolvidos".
Enalteceu ainda o Estado angolano, por ser um dos primeiros signatários da Carta Africana dos Direitos dos Jovens, cujos princípios estão consagrados na nova Constituição da República de Angola, referente aos direitos e deveres dos jovens angolanos.
Para Cláudio Aguiar, mais do que estarem consagrados os direitos, o Estado angolano está a solucionar os problemas dos jovens, através de processo de elaboração da política da juventude e a criação de programas de construção de projectos habitacionais.
No capítulo sócio-educacional para jovens, o presidente do CNJ mostrou-se agradado com o facto de o Governo angolano ter aumentado o número de bolsas de estudos, "o que vai resolver o problema de inúmeros pais em custear e garantir a formação dos seus filhos".
Em Portugal, Cláudio Aguiar manteve contactos com as estruturas da CPLP, para "criar espaços de interacção no âmbito das estratégias ligadas ao FJ - CPLPJ", organismo actualmente presidido por Angola.
"Aquando da conferência dos ministros responsáveis pela juventude, realizado em Benguela, o FJ - CPLPJ apresentou um plano estratégico, onde estão reflectidas as preocupações dos jovens da CPLP, pelo que o mesmo deve ser aprovado e ratificado por todos os estados-membros", salientou.
Subscrever:
Comentários (Atom)

