sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PRIMEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE COMEÇA HOJE

Luanda – O primeiro Congresso Internacional de Juventude, um evento que reúne os conselhos nacionais da juventude da CPLP, SADC, América Latina e Europa, tem início hoje, quinta-feira, em Luanda.
A partilha de experiências, bem como a análise de políticas públicas voltadas ao sector estarão no centro das atenções do evento, que durante quatro dias vai juntar líderes juvenis vindos de diversas partes do mundo: da região da SADC, CPLP, da América Latina e da Europa.
Temas como a participação da juventude nos processos de decisão, a importância da jovem mulher para o desenvolvimento sustentável, os grandes desafios dos jovens na Europa, África, América Latina e o processo de cooperação global e regional em matéria de juventude serão entre os assuntos que merecerão maior destaque nas plenárias.
De acordo com o programa do evento a que a Angop teve acesso, os participantes ao primeiro Congresso Internacional dos CNJ realizarão visitas de campo a infra-estruturas sociais e turísticas, bem como tomarão contacto dos progressos alcançados durante os 10 anos de paz.
O evento vai decorrer sob o lema “ A Participação da Juventude nos processos políticos e Democráticos”, e deverá analisar e melhorar os instrumentos de cooperação entre as instituições juvenis dos três continentes.

CNJ CONDECORA PRESIDENTE DA AJAPRAZ

Luanda – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) condecorou hoje, em Luanda, o presidente da Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRAZ), Bento Raimundo, pelo apoio deste na institucionalização desta representação juvenil.
A outorga aconteceu durante a cerimónia de abertura do 1º Congresso Internacional dos Conselhos Nacionais da Juventude da África Austral, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Europa.
Na ocasião, o condecorado agradeceu ao CNJ e lembrou os princípios que nortearam a criação do conselho, acrescentando que “a classe juvenil deve encarar o organismo como um parceiro sério para a resolução das suas inquietações.
As notas de boas vindas ao congresso foram proferidas pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude (Angola), Cláudio Aguiar, seguindo-se de intervenções do vice-presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Dito Max, e do ministro dos Desportos, Golçaves Muandumba, que, por sua vez, sublinhou os proventos deste encontro, que termina sábado (27).
Durante três dias, os participantes vão abordar temas relacionados à participação dos jovens nos processos de decisão, importância da mulher jovem para o desenvolvimento sustentável, novas formas de participação juvenil, bem como informação dos jovens e o acesso aos seus direitos.
Esta plataforma da juventude, como está a ser denominado neste espaço, tem por objectivos reforçar as acções internacionais dos conselhos nacionais da juventude; contribuir para a dinâmica do associativismo nacional; relevar a importância do investimento nas políticas e programas da juventude, bem como reflectir sobre a forma de participação dos jovens em países africanos e europeus.
Participam deste encontro deputados da Assembleia Nacional e líderes de associações juvenis.

“DESEMPREGO É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA JUVENTUDE” – AFIRMA GOVERNANTE


 
O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba considera o desemprego, como um dos maiores problemas da juventude, apurou a RNA.
O ministro falava no acto de abertura do primeiro congresso internacional da juventude, que teve inicio esta quinta-feira, 25/10.

“O desemprego constitui um grande problema para a juventude, e esta é a oportunidade de ouro para que vos centreis neste problema comum, que partilhem experiências e gizem estratégias exequíveis para o combate ao mesmo, de acordo com a realidade de cada sociedade”, asseverou.

O congresso internacional da juventude, está a analisar entre outras questões, o processo político social, económico e democrático dos países participantes.

Várias organizações da CPLP, SADEC, América latina e da Europa estão representadas neste certame que vai servir para trocas de experiências entre as lideranças juvenis, bem como, aprofundar o diálogo entre a camada jovem.