domingo, 5 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES

À todas as mães do mundo em especial, a Luísa de Carvalho, Eliane Araújo, Jaqueline da Silva, a todas mulheres que um dia serão mamães Marília Cardoso, Marta Pinto… em fim todas as mulheres que fazem parte da minha vida…Mãe, um presente de Deus… Para completar o homem… Deus a fez mulher… Mas para participar do milagre da vida.
Deus a fez mãe… Para liderar uma casa… Deus a fez mulher… Mas para edificar um lar… Deus a fez mãe… Para estudar, trabalhar e competir.
Deus a fez mulher… Mas para guiar a criança insegura… Deus a fez mãe… Para os desafios da sociedade… Deus a fez mulher… Mas para o amor, a ternura e o carinho.
Deus a fez mãe… Para fazer qualquer trabalho… Deus a fez mulher… Mas para embalar um berço e construir um carácter… Deus a fez mãe.
Para ser princesa
Deus a fez mulher
Para ser rainha
Deus a fez mãe
Mamãe, você é o mais lindo presente de Deus para mim, e eu, quero ser uma dádiva de Deus para você.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lançado manual sobre gestão associativa para jovens

A juventude angolana conta, desde terça-feira, 02/04/13, com um novo manual sobre gestão associativa – constatou a RNA.

O lançamento do manual é uma parceria entre o Conselho Nacional da Juventude, e o Ministério da Juventude e Desportos.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Cláudio Aguiar, disse que o curso tem como objectivo proporcionar a líderes associativos, estudantes e ao público, um instrumento para potenciar a sua capacidade de liderança.

“Este lançamento vai se basear num manual que foi produzido pelo Conselho Nacional da Juventude, com objectivo de fortalecermos o movimento associativo angolano, dotando os dirigentes juvenis de técnicas de gestão sobre o associativismo juvenil, com o objectivo de termos organizações juvenis mais dinâmicas e que possam ocupar o tempo livre dos jovens em actividades úteis”, disse.

Juventude angolana com novo manual de gestão associativa

A juventude angolana conta desde terça-feira, 02/04, com um novo manual de gestão associativa, noticiou a Rádio Luanda.

O lançamento do manual de gestão associativa é uma parceria entre o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e o Ministério da Juventude e Desportos.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Cláudio Aguiar disse que o manual tem como objectivo, proporcionar a juventude, líderes associativos, estudantes e público em geral, como instrumento didáctico, as capacidades de liderança.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Estados devem criar instrumentos legais para participação dos jovens nos espaços públicos

Representação gráfica do globo terrestre.
Representação gráfica do globo terrestre

Luanda – Os estados devem proporcionar instrumentos legais para garantir a participação dos jovens nos espaços públicos, com vista a dar o seu contributo (opinião) na promoção de sociedades mais unas e sadias.

A apreciação é do presidente do Conselho Nacional da Juventude de Angola, Cláudio Aguiar, quando dissertava hoje, quarta-feira, o tema “Os jovens e o seu engajamento cívico do local para o global, motivações e valores relacionados com a sua democratização”, no Fórum Pan-Africano sob o lema” África: Fundamentos e Recursos para uma cultura de Paz”, que decorre em Luanda.

Segundo aferiu, no caso de Angola, a Constituição, no seu artigo 81º, assegura que os jovens gozam de protecção especial para efectivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais.

Este postulado, referiu, é reforçado através da Carta Africana da Juventude e da Década da Juventude da União Africana (UA), que estabelecem as balizas para que os estados membros desenvolvam políticas exequíveis a favor da juventude, sem as quais não se poderá falar do renascimento africano.

Exemplo disso, prosseguiu, é a participação dos jovens no projecto-lei sobre A Política de Estado para a Juventude, bem como a mobilização dos jovens para tarefas inerentes ao país, “desde a mobilização da juventude para paz, reconstrução nacional, participação democrática e reconciliação nacional”, acrescentou.

Para si, o surgimento desses espaços tem sido possível como apoio e vontade política do Governo angolano, em conferir dignidade e melhoria da qualidade de vida aos jovens, através de políticas concertadas.

Porém, retorquiu, ainda existem muitos desafios para atingir a realização dos sonhos dos jovens angolanos, tendo em conta que o país saiu de um longo conflito militar.

Comissão para a Política Social analisa articulação de programas para a juventude

Luanda – A comissão para a Política Social do Conselho de Ministros avaliou nesta quinta-feira, em Luanda, a articulação dos mais variados programas do Executivo em prol dos jovens angolanos, informou o ministro da Juventude e Desportos.

Gonçalves Muanduma, que falava à imprensa à saída da II Sessão Ordinária do referido órgão, coordenado pelo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, disse ter sido igualmente apreciado o relatório sobre a implementação do plano Executivo 2013 de apoio à juventude. 
Salientou que os problemas da juventude continuam na agenda principal do Executivo, daí a necessidade de se aprimorar, cada vez mais e melhor, os mecanismos de tratamento dos assuntos ligados a esta camada social.
O objectivo, comentou, é melhorar a implementação e aferir maiores facilidades no acesso aos diferentes programas, como o “Angola investe”, o “Bue”, e noutras iniciativas a nível do Ministério da Família e Promoção da Mulher, assim como de combate à fome e à pobreza.
O ministro Muandumba falou ainda da necessidade de uma maior divulgação das oportunidades junto da juventude, e de melhor coordenação com outros departamentos ministeriais.
Apelou ainda a um maior envolvimento do Conselho da Nacional da Juventude, como principal parceiro do Executivo.
Quanto à questão da casa própria, aconselhou a adesão aos programas habitacionais do Executivo, nas centralidades ou em outras iniciativas.

Vice-presidente do CNJ privilegia o diálogo para consolidação da paz


O vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Kikas Machado privilegia o diálogo permanente entre a nova e a velha geração, apurou a RNA.

A mensagem foi avançada, sábado, 30/03, quando se debatia o tema, o contributo dos cidadãos para a consolidação da Paz no país, no programa da Rádio Nacional de Angola, Tendências e Debates.

“É preciso ouvir a nova geração, porque a nova geração pode pensar diferente, e se não se criar este diálogo que tanto queremos, essa interacção, a cultura de ouvir. Precisamos equipar a juventude com as ferramentas da Paz, o diálogo, a capacidade de expressar os seus sentimentos, de forma correcta e própria, mas isso tem de se transformar em acções práticas”, afirmou.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Á VOCE MULHER

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.

Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.

Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.

Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fórum de Juventude da CPLP elege novos órgãos


Memorando

A VI Assembleia Geral do Fórum de Juventude da CPLP (FJCPLP) terminou no dia 18 de Janeiro, com a eleição dos novos órgãos de gestão para o biénio 2013-2014, na sede da CPLP. 

O representante da Guiné-Bissau, Dito Max, foi eleito para Presidente da Direção do FJCPLP, e o presidente Conselho Nacional de Juventude de Portugal, Ivo Santos, foi eleito Secretário-Geral.

A Assembleia Geral admitiu ainda novos membros, o Conselho Nacional de Juventude do Brasil e o Conselho Nacional de Juventude de Timor-Leste, permitindo uma representação plena dos oito Estados-membros da CPLP na organização.

A Assembleia Geral promoveu ainda uma dimensão euro-africana, contando com a presença de representantes dos Conselhos de Juventude de Espanha, Itália e Grécia, para um trabalho de coordenação das estruturas de juventude no processo de cooperação África-Europa em matéria de Juventude.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lionel Messi vence Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez e bate recorde


Messi bater recorde ao conquistar o prêmio de melhor do mundo por quatro vezes seguidas
Lionel Messi voltou a fazer história nesta segunda-feira. Após superar diversas marcas em 2012, o argentino acumulou mais um recorde em sua brilhante carreira ao faturar a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez consecutiva. Ele foi eleito o melhor jogador do ano mais uma vez, ao deixar para trás o espanhol Andrés Iniesta, seu companheiro no Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do rival Real Madrid.

Messi conquistou a Bola de Ouro com 41,60% dos votos dos técnicos e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa e dos jornalistas convidados pela revista France Football - a premiação da publicação se fundiu com a honraria da Fifa em 2010. Segundo colocado nos últimos dois anos, Cristiano Ronaldo repetiu a posição, com 23,68% dos votos. Iniesta ficou em terceiro com 10,91%.

Ao vencer o prestigiado prêmio pela quarta vez, o argentino superou nomes famosos da história do futebol como Zinedine Zidane e Ronaldo, que conquistaram o prêmio por três vezes. Também deixou para trás Michel Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten. Eles obtiveram a honraria em três ocasiões, quando o prêmio ainda era restrito ao continente europeu.

Mesmo sem levantar títulos importantes na temporada passada - apenas a Copa do Rei -, Messi voltou a brilhar nos gramados da Europa e da América do Sul em 2012. No Barcelona, se tornou o maior artilheiro da história do clube em partidas oficiais, com 233 gols, em 20 de março.

Também superou o recorde de gols em apenas uma edição do Campeonato Espanhol (50) e da Liga dos Campeões (14). Seu último feito foi deixar para trás a marca histórica de 85 gols em apenas um ano, feito de Gerd Müller, em 1972. Ao alcançar 91 gols em 69 jogos, em 2012, o argentino não só superou o alemão, como desbancou Pelé (75 gols em 1958) pelo caminho.

Pela seleção da Argentina, o atacante foi alçado à posição de capitão. E não decepcionou. Marcou três vezes em um amistoso contra o Brasil e repetiu a dose diante da Suíça. Com gols e assistências, deixou seu país no topo da tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Rival de Messi nas últimas duas disputas, Cristiano Ronaldo corria por fora desta vez, com seus 63 gols em 71 partidas. Apesar do título espanhol e da boa atuação na Eurocopa - Portugal chegou à semifinal -, o atacante, vencedor do prêmio em 2008, estava ofuscado pelos desempenhos individuais do argentino e de Iniesta.

O espanhol era quem tinha maiores chances de quebrar o domínio de Messi na premiação. Ele foi eleito o melhor jogador da Eurocopa, vencida pela sua seleção, e havia sido escolhido pela Uefa o melhor do continente em 2012. Iniesta, porém, teve que se contentar com o terceiro lugar, com 10,91% dos votos.

A cerimônia desta segunda contou ainda com o anúncio do time ideal de 2012, escolhidos também pelos técnicos e capitães das seleções e jornalistas. Apenas dois brasileiros foram incluídos na equipe, dominada pelos espanhóis do Barcelona e do Real Madrid: Iker Casillas; Daniel Alves, Gerard Piqué e Sergio Ramos Marcelo; Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Messi; Falcao Garcia e Cristiano Ronaldo. Os dois grandes clubes contaram com cinco jogadores cada na lista. O único "intruso" foi o colombiano Falcao Garcia, do Atlético de Madrid.

Bicampeões europeus em 2012, os espanhóis já haviam dominado a lista anterior, com 10 atletas entre 55 pré-selecionados. O Brasil, por sua vez, tinha cinco jogadores na relação. Apenas Daniel Alves e Marcelo conseguiram entrar na seleta lista. David Luiz, Thiago Silva e Neymar não foram escolhidos pelos técnicos, capitães e jornalistas convidados.

Prémios anunciados (por ordem cronológica):
O Onze do Ano: Casillas, Dani Alves, Piqué, Sergio Ramos, Marcelo, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Messi, Falcao e Cristiano Ronaldo. Todos a jogar em Espanha. 

Melhor Treinador(a) de Futebol Feminino: Pia Sundhage (seleccionadora nacional sueca)
Melhor Treinador: Vicente del Bosque (seleccionador nacional espanhol)
Prémio Presidencial: Franz Beckenbauer
Prémio Puskas para o Golo do Ano: Miroslav Stoch (Fenerbahçe), remate de primeira de fora da área após pontapé de canto. Perderam Falcao e Neymar.
Melhor Jogadora: Abby Wambach (MagicJack, EUA)
Melhor Jogador: Lionel Messi (Barcelona)